Astrophytum asterias





Nome científico

Astrophytum asterias
Nomes comuns

Cacto de Dólar de Areia, Cacto Ouriço do Mar, Cacto Estrela, Peyote Estrela, Cacto Estelar
Classificação científica

Família: Cactaceae
Gênero: Astrophytum
Espécie: asterias

Origem

É nativo de algumas regiões do Texas nos Estados Unidos e México
Descrição

A. asterias é pequeno, redondo, sem espinhos, e achatado, atingindo uma altura de até 6 cm e um diâmetro de 5 a 15 cm . O corpo de coloração verde e em forma de disco é dividido entre 7 a 10 seções (geralmente 8), conhecidas como costelas.
No meio de cada costela há aréolas lanosas.
As flores deste cacto são amarelas com o centro laranja-avermelhado com as partes externas muito lanosas.
Após a floração, caso tenha ocorrido a polinização, haverá produção dos frutos. Os frutos são ovais verdes e rosas, cobertos com cabelos lanosos, e dentro desses frutos ficam as sementes.
Como cuidar

O Cacto estelar tem crescido como uma planta caseira desde a década de 1840, como outros membros de seu gênero e apesar de sua raridade na natureza. É facilmente propagada a partir de sementes, de modo que a maioria das plantas encontradas em viveiros são cultivadas.

A popularidade desta espécie entre colecionadores e entusiastas garantiu que uma série de subespécies estejam disponíveis, tais como o Super Kabuto.

Luz: São plantas de sol pleno, (caso recém adquiridas é recomendado ir fazendo a climatização aos poucos) e em caso de verões muito intenso, aceita uma cobertura de sombrite 50%.

Solo: Essas plantas preferem solo bem drenado, substrato com pedriscos de preferencia, e com vaso sem retenção de água.

Rega: são tolerantes à seca, mas o solo nunca deve ficar seco por muito tempo. Eles precisam de um pouco de água durante a estação de crescimento, mas tome cuidado para não deixar o solo úmido por períodos prolongados.

Fertilização: Não são exigentes de muito adubo. Um solo bem adubado no plantio, que pode ser qualquer fertilizante próprio para suculentas, ou um NPK 10-10-10, e uma manutenção a cada seis meses é o suficiente.

Replantio: Você não precisa replantar seus Astrophitum asterias frequentemente. Replante apenas se o vaso estiver pequeno para a planta, ou por interesse próprio para fazer algum arranjo.

Propagação: Quase exclusivamente por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário